Container é estrutura sustentável e econômica para construção civil

Reaproveitamento do material garante menor descarte na natureza e viabiliza projetos com mais agilidade.

O uso do container na construção como elemento arquitetônico atende demandas de novas práticas construtivas e garante o reaproveitamento desses cofres de cargas que ficam abandonados em portos. Trata-se de uma solução sustentável e de baixo custo para residências, escritórios e até comércios.

residência-container

Muito comum no Japão e na Europa — principalmente na Holanda e na Inglaterra – esse tipo de aplicação se destaca pela facilidade no deslocamento e expansão do projeto. Já se tornou uma prática consolidada que atende a uma grande diversidade de usos.

DO TRANSPORTE DE CARGAS À ARQUITETURA

O container tem vida útil aproximada de 20 anos – varia conforme o tipo de material que transporta e fatores externos aos quais ele fica sujeito, como a maresia. Após esse período, seu reuso aponta potencial como estrutura modular para construção civil, pois é um material superdimensionado. Dado que é feito para suportar até 25 toneladas de carga e pode ser empilhado em até 8 unidades em cima de um navio.

Para ser utilizado na arquitetura, o container passa por um processo de tratamento e recuperação que inclui limpeza, funilaria, serralheria, pintura, revestimentos e acabamentos. Tudo varia em função do projeto e do que o cliente quer. A preparação da estrutura é feita em fábrica, dependendo das características de cada projeto — como as dimensões do container utilizado. Guindastes e caminhões muncks transportam o material para o local de instalação.

Laudos de habitabilidade e de descontaminação contra agentes químicos, biológicos e radiativos são documentos que certificam a segurança do container como estrutura da construção.

VANTAGENS

A aplicação do container na construção civil é sustentável pelo próprio reuso do material. O aproveitamento representa um descarte a menos na natureza. No entanto, práticas socioeconômicas devem ser adotadas para validar esse conceito. Não adianta fazer um projeto que dependa de muito ar condicionado (e, portanto, energia) e achar que, só porque reutiliza containers, é sustentável.

Além do fator sustentabilidade, o container garante economia. Na instalação, por exemplo, não requer serviços de fundação e terraplenagem. Os containers se apoiam nos quatro cantos, então é possível calçá-los. Por ser uma estrutura modular, possui maior velocidade na execução do projeto em comparação a métodos convencionais. Dispensa, ainda, o canteiro de obras.

A construção modular também simplifica ampliações à planta original sem demandar grandes reformas e permite que o container seja desmontado e transportado para outro terreno. O projeto pode ser facilmente modificado, atendendo a demanda por flexibilidade.

CONFORTO TÉRMICO

Existem diversas soluções para climatizar construções com container. Materiais de isolamento, como revestimentos térmicos e pinturas reflexivas são algumas soluções. O conceito de arquitetura bioclimática também é uma alternativa — sem contar que contribui para a sustentabilidade do projeto. O ideal é que se faça um estudo de conforto térmico, iluminação e ventilação.

É necessário estudar o local de instalação para conceber um projeto adequado ao clima local. Desta maneira, é possível reduzir e até evitar a necessidade do ar condicionado.